A grafia correta da palavra é autoadesivo, junto e sem o uso do hífen.
Anteriormente a grafia separada e com hífen era aceita, mais passou a estar incorreta com a entrada em vigor da nova ortografia, em 2009. Por isso a única forma que se encontra no dicionário de português atualmente é a escrita junta e sem o uso do hífen.
Índice
Autoadesivo ou auto-adesivo: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é autoadesivo, junto e sem o uso do hífen.
O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde o prefixo auto- é adicionado à palavra primitiva adesivo(auto- + adesivo) para a formação de uma nova palavra.
As regras ortográficas vigentes nos dizem que palavras formadas a partir de derivação prefixal devem ser hifenizadas apenas quando a palavra primitiva começar com h ou com a mesma letra com a qual termina o prefixo, o que não é o caso do vocábulo em questão.
Significado de autoadesivo
O termo é usado para indicar o objeto – normalmente etiqueta, plástico ou papel – que possui um dos seus lados coberto por substância adesiva por assim o ser fabricado.
Também pode ser usado para se referir a esse material.
Adesivo, autocolante e esparadrapo são alguns sinônimos que podem ser utilizados em substituição a essa palavra em algumas situações.
Frases de exemplo
- Compre papel de parede autoadesivo porque é mais fácil para colocar.
- Encapei meu caderno com plástico autoadesivo.
- Preciso de papel autoadesivo para usar no meu escritório.
- Coloquei um autoadesivo na sua mesa, você não viu o recado?
Observação: a grafia auto-adesivo, separado e com hífen, está incorreta de acordo com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.