A grafia correta da palavra é automedicação, escrito junto e sem o uso do hífen.
A nova ortografia, em vigor desde 2009, criou regras específicas para o uso do hífen na língua portuguesa. Nesse caso em específico, a grafia correta é junto e sem o hífen e ela é a única que existe no dicionário de português.
Índice
Automedicação ou auto-medicação?
A forma certa como se escreve a palavra é automedicação, junto e sem hífen.
O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde é acrescentado o falso prefixo auto- à palavra primitiva medicação(auto- + medicação) para a formação de uma nova palavra.
O acordo ortográfico nos diz que palavras formadas a partir de derivação prefixal devem ser hifenizadas apenas quando a palavra primitiva começar com a letra h ou com a mesma letra com a qual o prefixo termina, o que não é o caso da palavra em questão.
Significado de automedicação
Ato de se medicar sem o aconselhamento de um profissional da área da saúde, ou seja, possui como definição a ação de comprar e ingerir medicamentos sem a orientação de um médico.
Frases de exemplo
- A automedicação é um problema gravíssimo no Brasil.
- Você não deve fazer a automedicação porque medicamentos podem ser mortais.
- O médico orientou-me a não fazer a automedicação.
- O número de pessoas que faz a automedicação é assustador.
Observação: a grafia auto-medicação, separado e com hífen, está incorreta de acordo com o novo Acordo Ortográfico da língua Portuguesa. Por isso seu uso acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.