A grafia correta da palavra é cabeleireiro, com i após as letras le.
Essa confusão ocorre porque muitas pessoas acreditam que a palavra é derivada do vocábulo cabelo, mas, na verdade, ela é derivada do vocábulo cabeleira, por isso somente a forma com i após as letras le está correta e existe no dicionário de português.
Índice
Cabeleireiro ou cabelereiro: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é cabeleireiro, com i após as letras le.
A palavra é formada por derivação sufixal, onde é acrescentado o sufixo -eiro à palavra primitiva cabeleira(cabeleira + -eiro) e, por isso, ela deve ser escrita com i após as letras le.
Significado de cabeleireiro
O termo é usado para identificar a pessoa que faz os cuidados dos cabelos ou que arruma as cabeleiras das pessoas. Esses cuidados envolvem cortes, penteados, alisamentos, cacheamentos, entre outros tratamentos.
Também pode ser usado para indicar o estabelecimento que fornece esse tipo de serviço e que, também, pode fazer outros tratamentos de beleza.
Barbeiro, penteador e salão de beleza são alguns sinônimos válidos desse vocábulo e podem ser usados em alguns momentos como substitutos dessa palavra.
Frases de exemplo
- Preciso fazer um corte novo, por isso irei ao cabeleireiro.
- O cabeleireiro é amigo da nossa família.
- O salão do meu cabeleireiro possui vários serviços de beleza.
- Meu primo pretende trabalhar como cabeleireiro.
Observação: a grafia cabelereiro, sem i após as letras le, está incorreta e não existe na língua portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.