A grafia correta da palavra é contra-ataque, escrito separado e com hífen.
Essa dúvida é comum e ocorre porque o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa modificou a forma como devemos escrever vários vocábulos. Mas, nesse caso em específico, a grafia certa é a separada e com hífen porque essa é a única que existe no dicionário de português.
Índice
Contra-ataque ou contra ataque: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é contra-ataque, separado e com hífen.
O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde o prefixo contra- é adicionado à palavra primitiva ataque(contra- + ataque) para a formação de uma nova palavra.
Segundo as regras ortográficas vigentes, o hífen deve ser usado em vocábulos formados por derivação prefixal sempre que a palavra primitiva começar com h ou com a letra final do prefixo, o que ocorre nesse caso.
Significado de contra-ataque
O termo é usado para indicar um ataque militar súbito em resposta a um ataque sofrido ou a situação onde o time que está sem a posse da bola no futebol, a recupera e parte para o ataque em alta velocidade, pegando a defesa adversária desprevenida.
Frases de exemplo
- O contra-ataque do time foi fulminante, por isso o gol foi marcado.
- Os Estados Unidos farão um contra-ataque militar em resposta à ofensiva.
- A defesa estava desprevenida porque o adversário partiu em contra-ataque.
- Precisamos estudar antes de fazermos o contra-ataque.
Observação: as grafias contra ataque, escrito separado e sem hífen, e contraataque, escrito junto e sem hífen, estão incorretas e não existem na língua portuguesa. O uso desses termos acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.