A grafia correta da palavra é contrabaixo, tudo junto e se o uso do hífen.
Essa dúvida ocorre porque a nova ortografia, em vigor desde 2009, modificou a forma como devemos escrever palavras formadas a partir de derivação prefixal. Atualmente a forma escrita junta é a única que existe no dicionário de português nesse caso.
Índice
Contrabaixo ou contra-baixo: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é contrabaixo, tudo junto e sem hífen.
O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde o prefixo contra- é acrescentado à palavra primitiva baixo(contra- + baixo) para a formação de uma nova palavra. Outras fontes indicam que a etimologia do vocábulo remete ao termo italiano contrabbasso.
As regras ortográficas atuais nos dizem que palavras formadas por derivação prefixal somente deverão ser hifenizadas se a palavra primitiva começar com h ou com a última letra do prefixo.
Outra hipótese é a de que a palavra deve ser escrita de forma junta porque o termo italiano que deu origem a ela é escrito junto.
Significado de contrabaixo
O termo é usado para indicar uma voz mais grave que a do baixo, um cantor com esse tipo de voz, o instrumento que possui o som mais grave da família dos violinos ou o instrumento mais grave de um grupo.
Muitas vezes o termo é usado como sinônimo de contrabaixista, que é a pessoa que canta com essa referida voz ou que toca um instrumento do tipo.
Frases de exemplo
- Meu pai comprará um contrabaixo novo.
- O contrabaixo é o melhor instrumento no jazz.
- Eu serei o contrabaixo do coral, por isso estou animado.
- Precisamos encontrar uma pessoa que toca contrabaixo para nossa banda.
Observação: o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa criou normas para o uso do hífen em palavras formadas por derivação prefixal e, devido a essas normas, a grafia contra-baixo, com hífen, está incorreta e não existe na língua portuguesa atualmente.