Contracapa ou contra-capa

A grafia correta da palavra é contracapa, junto e sem o uso do hífen.

A nova ortografia, que está em vigor desde 2009, mudou a escrita de algumas palavras que são formadas por derivação prefixal. Nesse caso em específico, a grafia correta atualmente é com as duas palavras juntas e sem o uso do hífen, portanto, somente essa forma pode ser encontrada no dicionário de português.

contracapa ou contra-capa

Contracapa ou contra-capa: qual o correto?

A forma certa como se escreve a palavra é contracapa, tudo junto e sem o uso do hífen.

O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde o prefixo contra- é acrescentado à palavra primitiva capa(contra- + capa), formando uma nova palavra.

O atual acordo ortográfico nos diz que palavras formadas a partir de derivação prefixal devem ser hifenizadas apenas quando a palavra primitiva começar com a letra h ou com a letra final do prefixo adicionado, o que não é o caso da palavra em questão.

Significado de contracapa

O termo é usado, normalmente em Tipografia, para indicar cada uma das duas fazes internas da capa de um livro ou de qualquer outro objeto que possua capas.

Frases de exemplo

  • A contracapa deste livro possui informações importantes sobre a obra.
  • Meu irmão possui uma bela arte na contracapa do seu caderno.
  • Um trabalho científico deve usar as normas ABNT na sua contracapa.
  • O meu livro terá uma síntese da obra na contracapa.

Observação: a grafia contra-capa, separado e com hífen, está incorreta segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Por isso seu uso acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.