A grafia correta da palavra é contracheque, escrito junto e sem o uso do hífen.
Essa dúvida ocorre porque, anteriormente, a forma com hífen era aceita, mas isso mudou com a entrada em vigor da nova ortografia, em 2009. Atualmente, somente a grafia junta está correta e existe no dicionário de português.
Índice
Contracheque ou contra-cheque: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é contracheque, tudo junto e sem o uso do hífen.
O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde o prefixo contra- é adicionado à palavra primitiva cheque(contra- + cheque) para a formação de uma nova palavra.
Segundo as regras de ortografia em vigência, palavras formadas por derivação prefixal somente serão hifenizadas se a palavra primitiva começar com a mesma letra com a qual termina o prefixo ou se ela começar com h.
Significado de contracheque
Documento que serve de demonstrativo salarial e é usado para receber o pagamento ou como comprovante de renda.
Nesse documento constam a remuneração bruta, a remuneração líquida e os descontos, sendo todos discriminados de maneira nítida.
Holerite, demonstrativo de pagamento e recibo de vencimento são alguns sinônimos desse vocábulo e podem ser usados no seu lugar em alguns momentos.
Frases de exemplo
- O contracheque do meu pai precisa ser liberado para que ele possa receber.
- Minha mãe rasgou o contracheque e pediu demissão.
- O meu contracheque discrimina todos os descontos.
- A empresa na qual meu irmão trabalha ainda não emite contracheque.
Observação: a grafia contra-cheque, escrito separado e com hífen, era correta até a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Atualmente essa forma está incorreta e seu uso acarretará em um erro de ortografia, devendo ser evitada.