A grafia correta da palavra é contrapartida, junto e sem o uso do hífen.
Anteriormente a forma separada e com hífen era tida como correta, mas isso mudou com a nova ortografia. Atualmente a escrita deve ser junta e sem o uso do hífen porque é a única forma que se encontra no dicionário de português como certa.
Índice
Contrapartida ou contra-partida: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é contrapartida, junto e sem o uso do hífen.
O vocábulo é formado a partir de derivação prefixal, onde o prefixo contra- é acrescentado à palavra partida(contra- + partida) para a formação de uma nova palavra.
Segundo as regras ortográficas vigentes, somente devemos usar hífen em palavras formadas por derivação prefixal quando a palavra primitiva começar com h ou com a mesma letra com a qual termina o prefixo, o que não ocorre no caso do vocábulo em questão.
Significado de contrapartida
O termo é usado para indicar uma ação feita para compensar uma outra ação anteriormente executada, algo feito em reciprocidade ou o complemento de algo.
Alguns sinônimos do vocábulo são: complemento, contrapeso, contraparte, correspondência ou equivalência.
Frases de exemplo
- Trabalhar bem tem sua contrapartida em ganhar um salário maior.
- A contrapartida de ajudar o próximo é ser ajudado quando necessitar.
- Não tive contrapartida, por isso cancelei o acordo.
- Queria ter reconhecimento em contrapartida.
Observação: a grafia contra-partida, separado e com hífen, passou a estar incorreta com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009. Por isso o uso dessa escrita acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.