A grafia correta da palavra é contrarreforma, escrito junto e sem o uso do hífen.
Anteriormente a grafia separada e com o hífen era aceita, mas isso mudou com a nova ortografia. Por isso o termo escrito junto e sem hífen é o único correto e que existe no dicionário de português atualmente.
Índice
Contrarreforma ou contra-reforma: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é contrarreforma, junto e sem o uso do hífen.
O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde o prefixo contra- é adicionado à palavra primitiva reforma(contra- + reforma) para a criação de uma nova palavra.
As regras ortográficas vigentes nos dizem que palavras formadas a partir de derivação prefixal deverão ser hifenizadas apenas quando a palavra primitiva começar com h ou com a mesma letra com a qual o prefixo termina, o que não é o caso do vocábulo em questão.
Além disso, devemos dobrar as letras r e s quando estiverem no começo das palavras primitivas e não forem hifenizadas para que, assim, se mantenha a mesma fonética, o que é o caso do vocábulo em questão.
Significado de contrarreforma
O termo é usado para indicar uma ação contrária a uma reforma anteriormente realizada.
Também pode significar o movimento católico do século XVI que se opunha à Reforma protestante idealizada por Matinho Lutero.
Frases de exemplo
- A contrarreforma proposta pode aumentar o abismo social no Brasil.
- A Reforma Católica, iniciada em 1545, é também chamada de Contrarreforma.
- Precisamos de uma contrarreforma porque a situação atual é péssima.
- Faremos uma contrarreforma para melhorar o ensino.
Observação: a grafia contra-reforma, separado e com hífen, passou a estar incorreta com a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em 2009. Por isso seu uso acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.