Corte ou côrte

A grafia correta da palavra é corte, escrito sem acento circunflexo na letra o.

Além disso, a pronúncia da letra “o” pode ser aberta(ó) ou fechada(ô), de acordo com o significado da palavra no dicionário de português.

corte ou côrte

Corte ou côrte: qual o correto?

A forma certa como se escreve a palavra é corte, sem acento.

Esta duvida ocorre porque a forma acentuada existia na nossa língua, porém ela caiu em desuso e não deve mais ser empregada na linguagem escrita.

Significado de corte

Substantivo feminino /ó/

Ação ou resultado de cortar(-se), rachadura feita com objeto cortante, retirada de uma parte considerável de um todo, eliminação de algo, dispensa de pessoas, local onde são recolhidos determinados animais, lugar que abriga um número reduzido de porcos ou cada um dos espaços de uma pocilga.

Substantivo feminino /ô/

Moradia do soberano, conjunto das pessoas que frequentam esta moradia, cidade onde um soberano reside, conjunto de pessoas que formam o governo em uma monarquia ou grupo de juízes.

Verbo /ó/

Conjugação do verbo cortar na 1ª e 3ª pessoas do singular do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do singular do imperativo.

O verbo cortar significa, principalmente, a ação de separar algo em duas partes, possuir uma lâmina afiada ou eliminar algo.


Sinônimos: abertura, brecha, ferida, aço, gume, redução, impedimento, amputação, exoneração, talhe, galanteio, palácio, solar, cortesões, palacianos, juízo e tribunal.

Etimologia(origem da palavra): referente à moradia do monarca, do latim cŏhors,ōrtis; referente à ação ou resultado de cortar(-se), regressão de cortar; referente ao verbo, do latim cūrto,as,āvi,ātum,āre.

Frases de exemplo

  • O pedido de impeachment do presidente será julgado pela corte superior.
  • Você quer que eu corte a couve agora ou mais tarde?
  • Precisamos fazer um corte drástico no número de funcionários da empresa.
  • O corte da faca foi profundo, mas não vejo necessidade de ir ao médico.

Observação: a grafia côrte, com acento circunflexo, caiu em desuso e não deve ser mais usada na língua portuguesa. O uso desta forma, portanto, acarretará em um erro de ortografia e deve ser ervitado.