As grafias fato e facto estão corretas e ambas existem no dicionário de português.
Entretanto deve-se tomar cuidado com relação ao país em que se está usando o termo, porque a grafia facto deve ser usada em Portugal e a grafia fato, principalmente, no Brasil, de acordo com a gramática portuguesa.
Índice
Fato ou facto: qual o correto?
As duas formas como se escreve estão corretas e ambas as palavras existem na língua portuguesa.
A confusão ocorre porque o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009, aboliu as letras p e c quando não pronunciadas nas palavras. Acontece que, no caso do vocábulo em questão, uma parte das pessoas pronuncia o c e a outra parte não, por isso optou-se por deixar as duas formas.
Entretanto, o mais comum é que se use o termo fato, sem c, no Brasil e o termo facto, com c, em Portugal.
Significado de fato ou facto
Substantivo masculino
Aquilo que ocorreu ou está no processo de realização, algo cuja a realidade é incontestável, um grupo com poucos animais, vísceras de animais, uma peça do vestuário ou um grupo de vestimentas.
Observação: a grafia fato deve ser usada em Portugal para representar uma peça do vestuário ou um grupo de vestimentas, porque a grafia facto não possui esta definição como um de seus significados no referido país. No Brasil, no entanto, todos os significados podem ser atribuídos à grafia sem a letra c.
Sinônimos: verdade, real, acontecimento, ocorrência, evento, roupa, vestimenta, rebanho, gado, gangue, quadrilha, móveis e entranhas.
Etimologia: a origem da palavra remete ao termo latino factum,i.
Frases de exemplo
- Escolhi o fato que você usará e o deixei sobre a cama.
- O fato é que ainda existe preconceito nos dias atuais.
- O conhecimento deste facto me faz pensar sobre o futuro.
- É facto que a poluição é grande no mundo, mas podemos mudar este cenário.