O feminino correto da palavra elefante pode ser elefanta ou aliá, de acordo com a gramática portuguesa.
Elefoa é um termo popular utilizado para representar o feminino de elefante, entretanto ele não encontra apoio nos dicionários mais populares e na gramática oficial, mas é reconhecido no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Por isso, seu uso é questionável e deve-se dar preferência para as duas formas anteriores.
Índice
Qual é o feminino de elefante?
O feminino de elefante é elefanta ou aliá. A palavra elefoa encontra-se no VOLP, mas não é um termo amplamente aceito pela comunidade acadêmica.
A grafia elefante-fêmea, por outro lado, está completamente incorreta, pois o termo “fêmea” só deve ser utilizado quando o substantivo não possuir um feminino próprio, o que não é o caso do vocábulo em questão.
Flexão de gênero
Na língua portuguesa é possível encontrar dois gêneros gramaticais: feminino e masculino.
Cada uma das palavras pode apresentar diferentes formas de obtermos a flexão de gênero. Algumas delas, inclusive, possuem a formação da flexão de gênero com o acréscimo das palavras “macho” e “fêmea” ao substantivo principal.
Por isso, se faz necessário estudar cada um dos termos para aprender a fazer a flexão de gênero de maneira correta.
Frases de exemplo
- Você viu a elefanta com sua filha no zoológico hoje?
- A elefanta se levantou e saiu andando, propiciando lindas fotos.
- O zelador viu a aliá e saiu correndo de medo, porque ela estava solta.
- Fiz um safari pela África e vi uma linda aliá ontem pela manhã.
Observação: elefanta é o feminino regular e aliá é o feminino irregular, pois o segundo advém do termo cingalês aliyã, enquanto que o primeiro segue as regras gramaticais de flexão de gênero da língua portuguesa.