Fez ou fêz

A grafia correta da palavra é fez, escrito sem acento circunflexo na letra e.

As duas escritas teriam a mesma pronúncia, mas somente a forma sem acento está certa e existe no dicionário de português atualmente.

fez ou fêz

Fez ou fêz: qual o correto?

A forma certa como se escreve a palavra é fez, sem acento.

Monossílabos tônicos terminados em z não devem ser acentuados, de acordo com a gramática portuguesa.

Significado de fez

Verbo

Conjugação do verbo fazer na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.

Este tempo verbal deve ser usado para indicar algo que foi executado no passado.

O verbo fazer pode significar: agir para a produção de algo, produzir algo através de atividade intelectual, equivaler a, juntar-se para formar, ser usado como, conceder um título a alguém, estabelecer o preço de um produto ou denotar um fenômeno atmosférico.

Substantivo masculino

Barrete cônico e de cor avermelhada que normalmente é usado por alguns povos do Oriente Médio e da África, matérias fecais, resíduos imprestáveis, escória de materiais, aqueles que compõem a escória da sociedade ou grupo das características que compõem o lado mais vil.


Sinônimos: (verbo)criou, elaborou, realizou, fabricou, preparou, causou, agiu e ganhou; (substantivo)fezes, excremento, escória, ralé e borra.

Etimologia(origem da palavra): (verbo fazer)do latim facĕre; (barrete)do francês fez; (excremento humano)do latim fæcem; (resíduo)do latim faex,cis.

Frases de exemplo

  • Meu irmão fez um gol no jogo de terça-feira.
  • Precisamos descartar a fez do minério de forma segura.
  • O ator fez mais de dez filmes em três anos de atuação.
  • A fez do bebê está muito mole, por isso o levarei ao médico.

Observação: a palavra fêz, com acento circunflexo na letra e, era usada antigamente para indicar um barrete mourisco, que possui formato cilíndrico e, normalmente, uma borla pendurada, usado por alguns turcos e muçulmanos. Atualmente a escrita sem acento é a forma preferencial para este adorno.