A grafia correta da expressão é mão de obra, escrito separado e sem hífen.
Com a nova ortografia, em vigor desde 2009, o hífen foi abolido nas locuções adjetivas, adverbiais, conjuncionais, prepositivas, pronominais ou substantivas, o que ocorreu no caso da expressão em questão.
Índice
Mão de obra ou mão-de-obra: qual o correto?
A forma certa como se escreve a expressão é mão de obra, separado e sem hífen.
De acordo com a reforma ortográfica, locuções adjetivas, adverbiais, conjuncionais, prepositivas, pronominais e substantivas não devem ser hifenizadas, excetuando-se os casos nos quais a forma com hífen já é consagrada pela gramática portuguesa.
Isso ocorre com a expressão em questão, onde o hífen não deve ser usado. Você pode conferir este fato pesquisando pelas duas formas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e vendo que somente a forma não hifenizada é encontrada.
Significado de mão de obra
Substantivo feminino
Pessoas que trabalham em uma fábrica ou em uma obra, a atividade manual destes trabalhadores, os custos do trabalho exercido por estes operários ou, popularmente, uma atividade que exige muito de quem a executa.
Sinônimos: trabalhadores, operários, funcionários, serviço, trabalho, orçamento, custo, dificuldade e esforço.
Etimologia(origem da palavra): mão + de + obra.
Frases de exemplo
- Os patrões exploram a mão de obra e ficam com todo o lucro.
- Mão de obra barata não é uma vantagem no momento atual.
- Várias atividades não dependem mais de mão de obra braçal.
- A mão de obra para ganhar dinheiro no Brasil é grande demais.
Observação: a forma mão-de-obra, com hífen, passou a estar incorreta com a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Por isso, seu uso ocasionará um erro de gramática e precisa ser evitado.