A grafia correta da palavra é microempreendedor, escrito junto e sem o uso do hífen.
Anteriormente a grafia separada e com hífen era aceita, mas passou a estar incorreta com a entrada em vigor da nova ortografia, em 2009. Portanto a escrita junta é a única correta e existente no dicionário de português atualmente.
Índice
Microempreendedor ou micro-empreendedor?
A forma certa como se escreve a palavra é microempreendedor, junto e sem o uso do hífen.
O vocábulo é formado a partir de derivação prefixal, onde o falso prefixo micro- é adicionado à palavra primitiva empreendedor(micro- + empreendedor) para formar uma nova palavra.
O acordo ortográfico vigente nos diz que devemos usar hífen em palavras formadas por derivação prefixal apenas quando a palavra primitiva começar com h ou com a mesma letra com a qual termina o prefixo, o que não é o caso da palavra em análise.
Significado de microempreendedor
O termo é usado para designar a pessoa que é um pequeno empresário, trabalha por conta própria e regulariza o seu negócio junto aos órgãos governamentais.
No Brasil, essa palavra também é usada para indicar uma modalidade de pessoa jurídica que possui facilidades, paga impostos reduzidos e pode ter o faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil.
Frases de exemplo
- A sigla de Microempreendedor Individual é MEI.
- Meu pai é um microempreendedor e seu negócio está crescendo rapidamente.
- Quero me tornar microempreendedor assim que terminar meus estudos.
- O microempreendedor precisa estar sempre antenado.
Observação: a grafia micro-empreendedor, separado e com hífen, está incorreta segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Por isso, seu uso acarretará em um erro de orografia e deve ser evitado.