On-line, online ou on line

A grafia mais correta é on-line, separado e com hífen, porque é a única que pode ser encontrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

A grafia online, tudo junto, também é reconhecida em dicionários de língua inglesa. Por isso seu uso é aceitável, embora não seja recomendável.

On-line, online ou on line
On-line, online ou on line(imagem de Gerd Altmann por Pixabay)

On-line, online ou on line: qual é o correto?

A grafia preferencial para os países de língua portuguesa é on-line, separado e com hífen, e é um estrangeirismo.

Isso porque essa é a única forma que se encontra no VOIP, mesmo após o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Embora isso seja verdade, a grafia online existe em dicionários de língua inglesa e, por isso, podemos vê-la em algumas situações do nosso dia a dia.

Significado de on-line

A tradução literal do termo é “na linha” ou “em linha” e é usado para designar uma pessoa que está conectada a um computador ou a um sistema.

Normalmente essa conexão é por meio da Internet e usada para indicar pessoas que estão disponíveis em redes sociais como Facebook e em aplicativos como o WhatsApp.

Além disso, pode ser utilizado, também, para representar um banco de dados ou de notícias que é atualizado em tempo real.

Atualmente o termo se popularizou e vem sendo empregado fora dos meios digitais como uma gíria para indicar que uma pessoa está disponível para algo.

Frases de exemplo

  • Minha tia estava on-line no Facebook, mas não quis me responder.
  • Não gosto de ficar on-line no WhatsApp porque é improdutivo.
  • Você pode ficar on-line no Skype mais tarde para conversarmos?
  • Minhas irmãs não ficam on-line, mas eu sei que elas estão usando a Internet.

Observação: a grafia on line, separado e sem hífen, pode ser utilizada em algumas ocasiões. Mas são palavras separadas e devem ser usadas em diferentes contextos.