A grafia correta da palavra é para-brisa, escrito separado, com hífen e sem acento.
Anteriormente a grafia aceita era pára-brisa, com acento no primeiro a, mas a nova ortografia mudou isso e, atualmente, a forma com hífen e sem acento é a que está correta e a única que existe no dicionário de português.
Índice
Para-brisa ou parabrisa: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é para-brisa, separado, com hífen e sem acento.
O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que está em vigor desde 2009, retirou o acento agudo diferencial das palavras e isso ocorreu com o termo em questão. Anteriormente a grafia correta era pára-choque, mas ela está errada nos dias atuais.
Além disso, o novo acordo ortográfico modificou a forma de uso do hífen em várias palavras da língua portuguesa, mas, nesse caso em específico, o termo permaneceu inalterado com relação à hifenização.
O vocábulo em questão é formado por justaposição(para + brisa) e o hífen foi eliminado em palavras com esse tipo de formação somente nos casos onde essa noção de composição já foi perdida. Alguns exemplos de palavras com esse tipo de formação que perderam o hífen são: paraquedas e paraquedismo.
Significado de para-brisa
O termo é usado para nomear o vidro frontal de automóveis e aeronaves que é usado para proteger o interior do vento, da chuva e de outras possíveis partículas.
Frases de exemplo
- A pedra quebrou o para-brisa do meu caro.
- Quero que você limpe o para-brisa enquanto eu busco nossas malas.
- Vou parar no posto de gasolina para limpar o para-brisa.
- O para-brisa do avão precisa ser arrumado antes do voo.
Observação: a grafia parabrisa, junto e sem o hífen, está incorreta e não existe na língua portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.