Para-choque ou parachoque

A grafia correta da palavra é para-choque, escrito separado e com hífen.

A nova ortografia criou regras específicas para a escrita de palavras compostas por justaposição e, no caso deste vocábulo em específico, a forma com hífen é a única correta e existente no dicionário de português.

para-choque ou parachoque

Para-choque ou parachoque: qual o correto?

A forma certa como se escreve a palavra é para-choque, separada e hifenizada.

Segundo as atuais regras ortográficas, apenas palavras compostas por justaposição onde se perdeu esta noção de composição devem ser escritas de forma junta, como é o caso da palavra paraquedas.

No caso do vocábulo em questão, então, a forma correta é separado e com hífen.

Além disso, a grafia pára-choque, com acento, está incorreta, porque o novo acordo ortográfico aboliu acento agudo diferencial desta forma verbal.

Significado de para-choque

Substantivo masculino

Componente utilizado para diminuir o impacto dos choques, peça colocada na frente e na traseira de veículos automotores para impedir a danificação da lataria por choques, peça fixada no solo cuja função é manter os vagões ferroviários e as locomotivas na extremidade das linhas ou os seios de uma pessoa.


Sinônimos: para-impacto ou amortecedor de choque.

Etimologia: composição por justaposição da forma verbal para(do verbo parar) com o substantivo masculino choque(para + choque).

Frases de exemplo

  • O para-choque do carro ficou amassado, mas nada aconteceu com o motorista.
  • Preciso comprar um para-choque novo para meu veículo.
  • Maiores prejuízos podem ser impedidos pelo para-choque, por isso é importante.
  • O plural de para-choque é para-choques.

Observação: a grafia parachoque, escrito junto, está incorreta segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O uso desta forma acarretará em um erro de ortografia e, por isso, deve ser evitado.