Para-lama ou paralama

A grafia correta da palavra é para-lama, escrito separado e com hífen.

Anteriormente a grafia aceita era pára-lama, com acento no primeiro a, mas a nova ortografia mudou isso e, atualmente, a forma com hífen e sem acento é a que está correta e a única que existe no dicionário de português.

Para-lama ou paralama: qual o correto?

A forma certa como se escreve a palavra é para-lama, separado e com hífen.

Anteriormente a palavra aceita era pára-lama, mas a nova ortografia, em vigor desde 2009, retirou o acento agudo diferencial das palavras, o que ocorreu com o vocábulo em questão.

Além disso, o novo acordo ortográfico modificou a forma de uso do hífen em várias palavras da língua portuguesa, mas, nesse caso em específico, o termo permaneceu inalterado com relação à hifenização.

O vocábulo é formado por justaposição(para + lama) e o hífen foi eliminado em casos de formação semelhante quando essa noção de formação já se encontra perdida. Mas, no caso em questão, a forma correta é realmente separado e com hífen.

Significado de para-lama

Parte da carroceria do veículo que fica sobre a roda e protege as outras partes de danificações. O acessório é usado para proteger contra lama, pedra, água e outros detritos.

Frases de exemplo

  • O para-lama do lado direito ficou amassado após o choque.
  • Tenho que limpar o para-lama esquerdo porque passei sobre o barro.
  • Preciso arrumar o para-lama dianteiro da minha moto.
  • O para-lama se soltou e danificou o pneu do carro.

Observação: a grafia parabrisa, escrito junto e sem o hífen, está incorreta segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.