A grafia correta da palavra é preconceito, escrito junto e sem o uso do hífen.
A nova ortografia, em vigor desde 2009, criou regras específicas para o uso do hífen. Nesse caso em específico, somente a palavra escrita de forma junta e sem hífen está correta e existe no dicionário de português atualmente.
Índice
Preconceito ou pré-conceito: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é preconceito, junto e sem o uso do hífen.
O vocábulo é formado por derivação prefixal, onde o prefixo pre- é adicionado à palavra primitiva conceito(pre- + conceito) para a formação de uma nova palavra.
A nova ortografia da língua portuguesa nos diz que palavras formadas com o prefixo pre- devem ser hifenizadas apenas quando o prefixo for tônico, o que não é o caso da palavra em questão.
Por isso somente a forma junta e sem o uso do hífen está correta e se encontra no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Significado de preconceito
Opinião ou sentimento criado sem um exame crítico sobre determinado tema ou sentimento hostil criado como consequência de uma generalização devido à experiências pessoais ou imposta pelo meio.
Também pode significar o prejulgamento sobre algo ou alguém baseado em generalizações ou o comportamento que demonstra repulsa irracional a determinados grupos étnicos ou sociais.
Alguns sinônimos desse vocábulo são: prejulgamento, prenoção, superstição, discriminação e intolerância.
Frases de exemplo
- Todos os seres humanos devem combater o preconceito.
- O preconceito é um dos maiores males da sociedade na qual vivemos.
- Os pobres sofrem muito por causa do preconceito.
- Combater o preconceito racial e de gênero é dever do cidadão de bem.
Observação: a grafia pré-conceito – separado, com acento e com hífen – está incorreta segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.