A grafia correta da palavra é ultrassom, escrito junto, sem o uso do hífen e com o dígrafo ss.
De acordo com a nova ortografia, em vigor desde 2009, devemos hifenizar as palavras formadas a partir do prefixo ultra- apenas quando o segundo elemento começar com “a” ou “h”, portanto, apenas o vocábulo escrito junto, sem hífen e com ss está correto e existe no dicionário de português.
Índice
Ultrassom ou ultra-som: qual o correto?
A forma certa como se escreve a palavra é ultrassom, junto, sem hífen e com ss.
O texto da reforma ortográfica nos elucida que devemos hifenizar palavras formadas por derivação prefixal a partir do prefixo ultra- somente quando o segundo elemento for iniciado por “a” ou “h”.
Além disso, a letra inicial do segundo termo deve ser duplicada se este começar por “r” ou “s”, para mantermos a pronúncia, sendo este o caso do vocábulo em questão.
Por isso, o certo é escrevermos este vocábulo junto, sem o uso de hífen e com o dígrafo ss, de acordo com a atual gramática portuguesa.
Significado de ultrassom
Substantivo masculino
Vibração que se propaga de forma semelhante ao som, possui frequência superior a 20.000 Hz e é inaudível aos ouvidos humanos, técnica através da qual é possível ver órgãos internos ou um feto de um indivíduo ou exame que utiliza esta técnica.
Sinônimos: ultrassonografia.
Etimologia(origem da palavra): derivação prefixal(ultra- + som).
Frases de exemplo
- O ultrassom da minha namorada revelou o sexo do bebê.
- Precisamos fazer um ultrassom para averiguar a situação do paciente.
- Nosso ultrassom está com problemas e não pode ser usado no momento.
- O hospital comprou um novo aparelho de ultrassom para fazer os exames.
Observação: a grafia ultra-som, separado e com hífen, está incorreta, segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A utilização desta forma, então, causará um erro de ortografia e precisa ser evitada.