Ata ou acta

A grafia correta da palavra é ata, escrito sem a letra c após o primeiro a.

A grafia com a letra c era aceita antes da nova ortografia, em vigor desde 2009. Atualmente, a única forma correta e existente no dicionário de português é a escrita sem a letra c.

ata ou acta

Ata ou acta: qual o correto?

A forma certa como se escreve a palavra é ata, sem c.

A nova ortografia da língua portuguesa aboliu as letras c e p das palavras quando essas não forem pronunciadas, o que é o caso do vocábulo em questão.

A origem do vocábulo remete ao termo latino acta,ōrum, por isso é comum essa confusão. Mas agora você já sabe que as normas ortográficas nos dizem que devemos escrever essa palavra sem a letra c.

Significado de ata

Nota com o registro dos principais pontos e das decisões tomadas em um congresso, em uma assembleia ou em uma reunião de um grupo de pessoas com poder decisivo sobre algum aspecto.

Pode significar, também, o registo por escrito da obrigação assumida por uma pessoa ou um relato.

Além disso, pode possuir como definição ser uma das conjugações do verbo atar(ele ata), que corresponde à ação de colocar ataduras.

O termo ainda é usado em algumas regiões para identificar algumas frutas – como fruta-de-conde e graviola – e é uma designação comum às formigas do gênero Atta, conhecidas como saúvas.

Alguns sinônimos desse vocábulo são: anona, anotação, coração-de-boi, fruta-do-conde, história, narrativa, relatório e resenha.

Frases de exemplo

  • Por favor, me mostre a ata da nossa reunião de ontem.
  • Você poderia fazer uma ata da nossa assembleia?
  • A ata oficial deve ser feita por uma pessoa com conhecimentos para tal.
  • Meu pai fez uma ata da nossa reunião familiar.

Observação: a grafia acta, com c, está incorreta segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro de ortografia e deve ser evitado.